Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

O intestino do diabético.



Vocês sabiam que o intestino de um diabético (fases avançada da doença) é lento? E que isso causa um quadro de constipação intestinal??
O conhecido intestino preso dificulta até mesmo a alimentação do paciente por que ele se sente constantemente inchado e incomodado.
O intestino é um órgão que está em constante movimentação (peristaltismo intestinal). No indivíduo diabético estes movimentos não ocorrem de forma normal.
Os impulsos nervosos são gerados pelo próprio alimento que ao ser digerido o intestino "entende" que deve se contrair para mover o bolo fecal para fora do organismo. Nós diabéticos não possuímos esse impulso nervoso íntegro  e isso causa interrupção do percurso do bolo fecal gerando gazes, constipação e em alguns casos colite (inflamação do cólon intestinal ascendente ou descendente) provocando quadros álgicos importantes (muitas dores).

É por isso que os médicos, nutricionistas e fisioterapeutas reafirmam a cada consulta a necessidade de:
- fibras na nossa dieta,
- hidratação de no mínimo 2 litros de água por dia,
- horários de refeição regulares,
- atividade física 3 vezes por semana de 30 ou mais minutos,
- treinar o organismo para evacuação no mesmo horário todos os dias,
- evitar o uso de medicamentos laxantes,  pois eles podem impedir o impulso natural da evacuação e causar dependência,
- nunca impedir a evacuação voluntária por estar fora de casa, o organismo não exige usar um único vaso sanitário, permita que o organismo siga seu curso normal.

O assunto de hoje é pouco discutido por pudores sem propósito e por isso o conhecimento dessas dicas não chega as pessoas de forma a evitar problemas corriqueiros e diários aos diabéticos.

Lembrem-se que devemos consumir diariamente 30 gramas de fibras. Essa ingestão irá fazer com que seu organismo funcione como um relógio e deixará você com um sorriso maravilhoso.

Meus docinhos sejam felizes até mesmo com seu banheiro,

Beijos

Luciana


Nenhum comentário:

Postar um comentário