Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

Diabetes e doenças auto imunes.....

Vocês sabem que a DIABETES TIPO 1 é uma doença auto imune??

Pois é, Explicando melhor: é uma doença onde o seu organismo se "defende" "atacando" partes do seu corpo por que entende que estas "partes" são agressores.....
As células de defesa no diabetes tipo 1 ataca as células que fabricam a insulina matando-as.
Sendo assim você fica diabético de uma hora pra outra, dureza, né???

O diabetes por ser AUTO IMUNE vem associado muitas vezes a outras doenças também auto imunes, como hipotiroidismo e reumatismo.
Na minha família paterna e materna tem reumatismo e todas as minhas tias maternas, inclusive minha mãe tem o hipotiroidismo.
Eu sou reumática (soro negativa) ou seja, não aparece nos exames específicos de reumatismo, mas sim nos de inflamação já há 20 anos e tenho quadro de dor articular, diminuição de amplitude de movimentos de ombros e quadril.
A tiróide ainda está calma, mas estou sempre verificando seu funcionamento.

Meu alerta é para meus amigos "docinhos" ficarem atentos também a esse tipo de associação com outras doenças, entender o porque do medico endocrinologista verificar em todas as consultas a sua tiróide ( quando ele aperta sua garganta bem acima do famoso "gogó") pois ele esta avaliando o tamanho do órgão,  para saber se é necessário maior investigação e  o porque dos pedidos de exame de T3 e T4 (hormônios secretados pela tiróide). E, para saber sobre a artrite reumatoide é sempre solicitado o exame "PCREATIVA" (valores de uma proteína no sangue que estando alta determina inflamação no corpo) e com a avaliação física e anamnese (perguntas durante a consulta) ele vincula a problemas reumatológicos.

Não adianta o diabético se revoltar por ter duas ou mais doenças e se sentir um infeliz por isso, por que o mecanismo das doenças é o mesmo.....VOCE ESTÁ SE AGREDINDO!!! Suas células de defesa estão fazendo o papel delas, porém atacando estruturas que não são vilões.....

Que pena, né???
Se voce tiver conhecimento de que isso pode acontecer antes de ter prejudicado seu organismo, eu já me sinto satisfeita só por ter ficado aqui digitando pra vocês......

Não tem como voce cuidar de voce sem CONHECIMENTO.
Se quiser saber mais, pergunte (ao seu medico, a mim, a quem puder) pesquise, fuce a internet....mas não fique apenas no que lhe passam na fila dos laboratórios, medicos e consultórios. INFORME-SE.

P.S. Sabem por que entrei com esse assunto???
Eu tenho ARTRITE REUMATOIDE.
Por ter tido HEPATITE MEDICAMENTOSA, não posso tomar nenhum anti inflamatório (intoxica o fígado).
Tenho DIABETES e nao posso tomar CORTIZONA (sobe muito a glicemia).
Estou com esporão no ombro (como se fosse um bico de papagaio) e estou perdendo os movimentos e não tenho mais nenhum tratamento disponível.
Saída: Prótese de ombro aos 46 anos.

Estou com outro ortopedista agendado, para assim ter outra opinião e/ou terapêutica. Darei noticias tão logo as receba, vamos torcer por boas noticias, Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário