Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Carteira de motorista para Deficiente Físico

Gente,
Hoje eu não ia aparecer por aqui....mas passei um dia tão cheio de coisas que me sinto na obrigação de informar a todos.
Pra começar, após passar por cirurgia no ombro (CAPSULITE  ADESIVA/Ombro Congelado)  eu recebi a informação que poderia solicitar abatimento de 100% do IPVA, ICMS e IPI na compra de carro automático  através da troca da carteira de motorista normal para Carteira de deficiente físico.
Realizei exame medico com clinica credenciada do DETRAN onde paguei R$615,00, fui orientada para ir até uma auto escola e posteriormente procurar um despachante para dar entrada nos setores distintos para abono destes impostos.
Fiz uma pesquisa em todas as auto escolas que fazem atendimento aos deficientes físicos e a media de preço foi R$900,00 por 3 a 4 aulas praticas e agendamento da prova pratica no DETRAN.
Nos despachantes o preço do serviço varia entre R$450,00 e R$600,00.
Achei um ABSURDO que para fazer uso do meu DIREITO tenho que pagar!!!!
Conversei com os atendentes de auto escola e relatei que já tenho carro automático há 8 anos e não haveria justificativa de fazer 3 ou 4 aulas pra aprender o que já sei, mas eles disseram ser obrigatório as aulas e o uso do carro deles na prova pratica, e que só eles poderiam agendar a prova junto ao DETRAN. Também que após a matricula com eles eu deveria entregar minha carteira antiga e ficaria em media 25 dias aguardando a nova, impossibilitada de dirigir.

Resolvi ir hoje ao DETRAN de Santos para me informar melhor e......pasmem!!!!
- não preciso de aulas na auto-escola
- posso fazer a prova com o meu carro
- não preciso entregar minha carteira de motorista previamente, só no momento de buscar a nova.
- eu mesma posso agendar a prova pratica....pela internet!!!

Até agora já economizei R$900,00

Após a obtenção da carteira irei até a Receita Federal para ver como vou economizar os outros R$600,00.

Posso ter "perdido" 2 horas e meia hoje, mas tenho certeza que muita gente (como eu) vai adorar as informações que consegui e que vou divulgar aos 4 ventos!!!!

Não podem apenas dizer pra mim que não posso fazer ou não posso ter......
Tive que bater nas portas e saber o por que não!!!

FAÇA O MESMO, AS VEZES TEMOS BOAS SURPRESAS!!!





3 comentários:

  1. Sempre renovei minha carta e fiz documentação direto no Detran,pode ser um pouco mais trabalhoso mas,com certeza, vale a economia.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, também estou com capsulite adesiva no ombro esquerdo e estou pensando em começar esse processo para isenção. Só me diz o seguinte: você conseguiu? Quais as restrições que eles colocaram na tua habilitação (se é que colocaram alguma...).

    Obg!

    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, boa noite,
      Sinto pela demora mas estava viajando...
      Eu só posso dirigir carro automático agora e com o uso de manopla (implicância do médico do DETRAN que faz meu exame). Esse acessório no fim foi um "achado" ao facilitar minha vida em dias Em que errou com muitas dores.
      Voce não pode ser parado em batida policiais utilizado carro manual sob riso de perder a carteira e os privilégios (descontos) que ese processo lhe fornece.
      Estou a disposição para suas dúvidas....
      Boa sorte.
      Um abç.

      Excluir