Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de abril de 2014

Bomba X sexo X diabetes



Oi, hoje quis falar sobre um assunto que surgiu neste fim de semana através da pergunta de uma amiga.....
Após 25 anos de  formada tive uma reunião maravilhosa com minha turma de faculdade para uma comemoração de Bodas de Prata.
Na tentativa de colocar todo assunto em dia, mostrei minha bomba pois após uma cerveja ela se fez necessária, uma amiga de longa data se aproximou e perguntou meio de canto: " como se faz na hora do bem bom com o marido" ..... Kkkkk
Percebi que a dúvida era pertinente e um assunto a ser apresentado pois ninguém fala sobre isso.

O diabético em sí também não é alertado que a atividade sexual também exige um esforço muitas vezes a ser registrado nos nossos controles de glicemia. Eu, por sinal, tive muitas HIPOGLICEMIAS perigosas por ese motivo. Tenho uma tia que sempre conversava com minha mãe sobre as hipoglicemias do meu primo vinculadas aos fim de semana e namorada nova!!! É isso mesmo gente, por isso ví que tenho que abrir uma porta que ninguém quer olhar dentro......

Esses momentos agradáveis nem sempre são planejados para que possamos aumentar os CHO da alimentação logo anterior ou diminuir a dose da insulina...mas sempre ao final da "atividade" temos que fazer o exame de dedo imaginando que o corpo ainda vai necessitar de uma reserva glicêmica no período da noite (no caso do usuário de bomba).

Muitas vezes confundimos o relaxamento pós atividade com a chegada da Hipoglicemia, o que nos deixa em desvantagem e com risco de não acordar pela manhã!!!!


Mas esclarecendo a dúvida com relação ao uso da bomba....nós usuários retiramos a mesma durante atividade pois o risco de arrancar o cateter e a dificuldade de afixar o aparelho ao corpo justifica a ficarmos sem "ela" por esse tempo.

Sempre fico me perguntando quantas questões neste segmento nós diabéticas teríamos em uma conversa de pé de orelha....

Gostaria que quem quiser trocar experiência, faça comentários abaixo e assim começamos um fórum de discussões....rs,rs,rs.

Beijos doces.

Um comentário:

  1. Oláaa!!
    Estou divulgando uma pesquisa, que faz parte de um projeto muito interessante na Universidade Federal do ABC. Este projeto visa contribuir com o desenvolvimento tecnológico em prol do bem estar do diabético com melhorias no tratamento, incentivando colegas e professores doutores a pesquisar e dar continuidade no desenvolvimento de tecnologias que já estão em estudo na UFABC.
    Então se você é portador do Diabetes Mellitus tipo 1 e residente no estado de São Paulo, peço que invista menos de 5 minutos para responder esse questionário, ou por gentileza compartilhe no seu blog, se possível.

    Obrigada.

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGNPanFfY0JzR2tRWTFhSGtwWlVFeHc6MA

    ResponderExcluir